terça-feira, 6 de novembro de 2018

Kombi Safari e Kombi Caracol

Karmann-Ghia Mobil Touring e Mobil Safari



HISTÓRIA
A história da Karmann-Ghia no Brasil se funde com a da VW, apesar desta não ter sido exclusiva da montadora alemã. Além do famoso cupê esportivo Karmann-Ghia, que era produzido por ela e vendido pelas concessionárias VW, ela também foi responsável por diversos projetos nacionais, como o próprio SP2 da VW, além do Escort XR3 conversível, Willys Itamaraty Executivo, Dodge D100, além de diversos projetos para Mercedes-Benz, Fiat, Scania e Volvo.
AutoCaravan KG sobre VW T2
A KARMANN AG em Osnabrück, na Alemanha, lançou seus primeiros motor-homes em 1974, com base no Volkswagen Tipo 2 (foto acima), e até meados de 1979 montou 1000 unidades. Com a introdução do modelo T3 em 1979, na Alemanha, modificaram o projeto que passou a ter uma cama sobre a cabine (como nossas Safaris) e ostentava dois nomes e montagens; a CHEETAH (leopardo) mais simples e a GIPSY (cigana), mais luxuosa e equipada. Esta pintura com o leopardo pode ser vista na lateral de muitas das Safaris brasileiras. A disposição interna de mobiliário e equipamentos possui enorme semelhança com nossas Safaris. Foram fabricadas até 1990 na fábrica da Karmann em Rheine, sendo 778 Gipsy e 113 Cheetah.
Vamos para a África do Sul. Lá encontramos a JURGENS SAFARI CARAVANS, empresa sul africana de origem holandesa, que produz ainda hoje veículos de lazer. Ela já utilizava  em 1973 (portanto antes da Karmann AG na Alemanha) Kombis T1 e T2 para fazer montagens muito semelhantes às Karmann Mobil produzidas no Brasil. Tudo leva a crer que o nome SAFARI veio dali, mas somente o nome. Que os veículos possuem semelhança é inegável, mas não encontrei qualquer indício que vinculasse a Karmann AG produzindo autocaravans na África do Sul.
Jurgens sobre VW T1
Jurgens sobre VW T2

No Brasil, o mercado dos chamados veículos de lazer era bem tímido, mas já existia desde a década de 60 conforme mostra a capa da Revista 4 Rodas de Fevereiro de 1961:

 
Em 1972 a Karmann-Ghia do Brasil estreou em novo segmento de atuação, onde seria pioneiro e com o qual se notabilizaria nas duas décadas seguintes: a indústria de trailers e motor-homes. Iniciada com dois trailers lançados no VIII Salão do Automóvel, a linha de produtos foi ampliada até chegar, no final da década, a nove reboques e três motor-casas: Karmann Mobil Carolina (a partir do microônibus Caio Carolina), Mobil Touring e Mobil Safari. Os dois últimos modelos, montados sobre a picape Kombi com cabine interligada ao compartimento traseiro, rapidamente se tornaram ícones do campismo brasileiro.








Mais tarde o portfólio da empresa também passou a contar com pequenos reboques para transporte e para uso agrícola e (a partir do XII Salão) com um teto alto de plástico reforçado com fibra de vidro, adaptável à linha Kombi, com altura interna de 1,86 m, que aumentou em 30% a capacidade volumétrica do veículo.






Safari é um nome mercadologicamente forte e que remete em essência a aventuras e novas descobertas. Adicionado do nome CHEETAH (leopardo) que era estampado nos veículos alemães formou uma marca certa e agressiva para despertar um mercado que ainda era incipiente, voltado ao uso do trailer e poucos motor-homes de fabricação individual e grosseira, ressalvando-se os produtos da Turiscar em Novo Hamburgo/RS que havia iniciado a produção de motor-homes em 1976 sob a batuta do visionário e saudoso empresário Pedro Scheid. Era realmente um mercado novo e a Karmann-Ghia do Brasil carregava um especial conceito em veículos de lazer; pequeno, ágil, com montagem padronizada, mecânica confiável e pontos de venda e manutenção no Brasil inteiro.

PRODUÇÃO
Está descrito no próprio site da Karmann-Ghia do Brasil que em 1974 iniciou a produção de trailers e motor-homes o que perdurou até 1995 quando foi desativada esta linha de montagem. Temos dúvidas sobre esta data de início, ao menos para a Touring, pois o modelo T2 da Wolkswagen, somente teve iniciada sua produção no Brasil em 1976 e nunca vimos nenhuma Touring sobre a plataforma T1, o que nos leva a crer que as primeiras unidades, na verdade eram unidades adaptáveis da Kombi Camping, kit desmontável para conversão do interior da Kombi em motor-home.
Clique na imagem acima para ver o folder completo da Kombi Camping.


E mesmo depois do lançamento da T2 o kit continuou a ser vendido, observe as imagens do Salão do Automóvel de 76:



A primeira matrícula que possuímos em nossos registros data de 1977, número 104 (confira a tabela com todas as unidades conhecidas abaixo). Acreditamos que a referência a 1974 diz respeito ao início da produção de trailers.
A produção dos veículos, portanto começa no meio da década de 70. O boom nas vendas ocorre em meados dos anos 80, quando, abalada por uma forte crise, a Karmann-Ghia do Brasil reduz seus investimentos na área, reduzindo assim sua produção na metade final daquela década. Com o contrato com a Ford para a produção do XR3 conversível, a produção dos Mobil Safari se reduziu ainda mais. Informações oficiais datam a produção até 1995, mas é raro encontrar alguma Mobil Safari produzida após 1990. Nossas estimativas hoje compreendem o número de série 104 (de 1977) até o 550 (de 1990), o que nos leva a uma estimativa de apenas 500 unidades produzidas em 20 anos de linha, uma vez que consideramos também que a produção das Mobil Touring se iniciou a partir da unidade 100.
Vale lembrar ainda que o lançamento das Mobil pela Karmann-Ghia do Brasil se deu inicialmente através apenas da Touring. A partir de 1979, de acordo com nossos registros, é que aparecem as primeiras Safaris, que passaram a ser predominantes, apesar da Touring ainda ser produzida em encomendas especiais. 

NÚMERO SERIAL DE TOURING E SAFARIS PRODUZIDAS
REGISTROANOPLACAOBSERVAÇÃO
1041977IDD-8414
1071977BGZ-2782
1091977MAG-9822
1161977FH-6343Santiago/ CHI
1191977IIG-4714
1291977IIO-1439
1311977

1331977LZT-9767
1351977IHL-6856
1401978LHT-9551
1441978KTQ-6535
1491978IIX-7053
1501978

1511980RXQ-12Kombi Camping (Argentina)
1571978ADQ-5740
1591978LEP-2939
1631978ICJ-0149
1691979

1821979JED-4209
1861979LXN-7666
1881979

1921979LXG-8363
1971980LZJ-3545
1981980ICM-3703
2031980LFU-8486
2101980KBQ-5773
2111980LJ-7942
2121980LAX-7837
2181980ICM-8636
2191980IAT-5064
2201980IHD-5525
2241980JEQ-0710
2251980BLG-2654
2261980LYL-9355
2271980CPH-7609
2281980DHG-3917
2351980AEA-6380
2391980MTG-3039
2431980LGE-1203
2531981LGK-9721
2541981ICO-4090
2601981IMW-0354
2661981CBM-1232
2701981?Miami/ USA
2741981BPC-4800
2811981

2831981IJA-6853
2881982IJH-1035
2901982

2971982ABT-2567
2981982IIE-2430
3001983BFE-0749
3031983IIL-2078
3041983IHL-5128
3061983IGF-8058Pode ser a 308
3101983CRZ-7581
3141983CWJ-9363
3171983CIV-4986
3201983IJA-5623
3211983IAS-9962
3221983AEP-6288
3241983BLK-8813Casulo Viajante
3291983CGL-2670
3301983IJF-5123
3341983BVC-0076
3411984CTO-8076
3421984

3461984
Azul
3471984IFQ-0140
3531984BZN-9389
3551984JCY-2499
3571984IIX-1767
3581984

3611984BRN-3906
3671984IBR-2870
3691984IHO-2374
3721984IGC-9454
3741984AGH-2754
3761984ICN-7683
3771984IGO-7610
3781984AGU-1820
3791984AKT-2116
3801984IJF-6270
3821984IAX-8352
3891985LYQ-2008
3901985CKE-7548
3981985BFN-0916
4001985BRF-6746
4041985CAU-6945
4091985JFK-9829Pode ser a 406
4121985LGX-2669
4131985IDP-6121
4141985IJA-5132
4161985CPF-2621
4181985CST-7760
4191986AFF-2607
4211986CWI-4552
4241986BMF-1857
4291986CSZ-4489
4301986CAZ-2636
4351986LZX-5651
4381986HQH-0970
4411986LZC-5326
4441986CPD-1376
4461986BKO-0245
4481986

4491986CEZ-3976
4501986KQC-0448
4521986IDR-5484
4531986

4571986ACX-0069
4581986ICR- 0146
4651986BXM-4770
4671986ABG-5086
4681986ADH-4033
4691986AMO-2304
4701986AEH-8384
4711986IAY-0267
4721986BKM-1722
4751986CQC-8340
4771986AIX-7168
4781986ADO-9862
4801986IEU-3647
4841986AFF-0902
4861986CRT-1763
4871986ACW-7388
4881986JDT-1291
4881987CAD-3936
4891986JEP-5586
4901987CQZ-8418
4911987ACE-1340
4921987BRF-9265
4961987IDC-7384Museu do Automóvel de São Leopoldo/ RS
4991987LHN-7601
5001987KBS-5596
5031987ASP-0027
5061987AFS-7528
5071987CSN-1740
5121987CIY-2627
5141987IJO-8028
5271989ALV-6160
5281989AIU-8783
5291989BHO-1342
5351988CSN-0126Ex-Agencia Bradesco
5371989CEJ- 5691
5391989IDN-7067
5431989LYK-9541
5471989IBS-9568
5491989ACW-7758
5501990IAU-4905
Serial não identificado1977CDN-2306
Serial não identificado1985ILL-4676
Serial não identificado1986CLY-0956
Serial não identificado1986IEJ-0897
Serial não identificado1985AFA-9372
Serial não identificado1988LAX-6520
Serial não identificado1990CMR- 5726
Serial não identificado1976IDO-7325
Serial não identificado1985BRN-1718
Serial não identificado1986MBB-3316
Serial não identificado1983CZP-1983
Serial não identificado1986ACX-6910
Serial não identificado1988CIY-2627
Serial não identificado1981CWU-8028
Possui uma Karmann Mobil que não está listada? Nos ajude a saber mais das histórias delas! Clique aqui e envie a sua!

CONFIGURAÇÃO
No geral o veículo possui um dormitório de casal fixo (elevado acima da cabine, modelos Safari), sala reversível para dormitório de casal, opção de beliche de lona (acima da mesa/cama), cozinha com pia, fogão e geladeira e banheiro com pia, sanitário portátil e box monobloco.
Possui também caixa de água potável com bomba de 12V que alimenta o banheiro e a pia da cozinha. O sistema hidráulico, que pode ser conectado diretamente a uma torneira externa, passa pelo aquecedor de passagem a gás (chama piloto). O Bujão de gás de 2kg, por sua vez, que alimenta também o fogão e geladeira, tem um espaço definido com acesso externo com chave. Há um bagageiro externo que é acessado pela mesma escada que dá acesso à cama suspensa à cabine. O toldo de enrolar possui fechamento externo para aumentar sua área útil em maiores estadas.
1- Mesa escamoteável.
2- Sala de Estar e Jantar reversível para dormitório para 2 ou 3 pessoas.
3- Sanitário Portátil.
4- Banheiro monobloco com pia e ducha.
5- Armário guarda-roupas.
6- Refrigerador 85L (elétrico e a gás GLP).
7- Dormitório elevado de casal.
8- Cozinha com pia e fogão de duas bocas com forno.

REGULARIZAÇÃO
Tem sido comum, e não são poucas, as dificuldades encontradas por proprietários de veículos Karmann Mobil Touring e Safari junto aos organismos de trânsito em todo o Brasil. Por ausência de integração destes organismos no passado e talvez desconhecimento da linha de produção da Karmann-Ghia do Brasil, por inúmeras vezes compradores/proprietários destes veículos tem negados seus registros. Quem sabe, possível que a inspeção veicular acredite que aqueles motor homes esquisitos sejam resultados de engenharia doméstica. Ainda mais quando apresentadas para vistoria trazendo em seus certificados de registro no campo "espécie/tipo" definições como; automóvel funeral, ambulância, furgão para nove passageiros, etc.
Vale recordar que a Volkswagen do Brasil fornecia para a Karmann-Ghia um modelo de Kombi/Furgão incompleto e em versão especial. Para que sobre aquela plataforma mecânica fosse montada uma Karmann Mobil havia uma exigência técnica que obrigava a mudança do local do número de identificação veicular original da Volkswagen. Com pequeno recorte e soldagem profissional executada pela montadora automotiva Karmann-Ghia esta plaqueta era recolocada próximo ao ponto anterior. Nenhuma outra identificação original era modificada. É exatamente neste quesito que tem acontecido rejeição pelos organismos de registro como se o veículo tivesse sido violado ou alterado ao curso de sua existência.
A correta descrição do veículo é (espécie/tipo) PASSEIO/AUTOMÓVEL/MOTOR CASA, (marca/modelo) VW/KARMANN MOBIL, (cap/pot/cil)  004P/065CV. Ressalto a necessidade de a Safari (ou Touring) possuir quatro cintos de segurança. Dois dianteiros e dois nos sofás traseiros.
Caso seja necessário, utilize os formulários padrão que a Karmann Ghia do Brasil fornecia à proprietários, disponível na nossa seção de informações técnicas.

Veja abaixo reprodução de folders da Karmann-Ghia do Brasil sobre as Karmann Mobil










Recomendamos a visita aos seguintes sites para encontrar mais informações técnicas a respeito das modificações, adaptações e regularização nas Karmann Mobil Safari e Karmann Mobil Touring:

https://www.youtube.com/watch?v=sGFgNM1r29c

Fonte: http://www.sampakombiclube.com.br/infos/karmann-ghia-mobil-touring-e-mobil-safari


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizadores motorhome

Organizador gaveta deslizante clique aqui Organizador panelas clique aqui Organizador de alimento clique aqui ...